FANDOM

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954São Paulo, 4 de dezembro de 2011), mais conhecido como Sócrates e também referido como Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um futebolista e médico brasileiro.

Como jogador de futebol, Sócrates foi considerado como um dos maiores do Brasil e, segundo a FIFA, um dos maiores do mundo. Ídolo do Corinthians - ao lado de Luisinho, Cláudio, Roberto Rivellino, Neto, Tevez, Liedson, Marcelinho Carioca, Ronaldo Fenômeno e do Botafogo de Ribeirão Preto , ao lado de seu irmão Raí e Zé Mario.

Sócrates notabilizou-se também por sua militância política, particularmente nos anos 1980, quando liderou um movimento pela democratização do futebol e participou do movimento pelas Diretas já!.

Era irmão de outro famoso futebolista, Raí. Ambos foram capitães da Seleção Brasileira de Futebol.

Sócrates também atuou como técnico de futebol, articulista e comentarista esportivo. Também era músico e, eventualmente, ator e produtor teatral.