FANDOM

Lavaux é uma região vinícola do Cantão de Vaud junto ao Lago Lemano que entrou para o património mundial da humanidade da UNESCO em 2007.

HistóriaEditar

A grafia "Lavaux" - que viria de "la Vallée de Lutry" (o Vale de Lutry) segundo escritos do século XII - aparece no século XVI e a região pertencia ao Bispo de Lausana com quatro paróquias entre as quais a de Lutry.

Depois de várias alterações, em Janeiro de 2008 é feita uma nova reorganização territorial do cantão e a região encontra-se no distrito de Lavaux-Oron que englobe a totalidade das communes de Lavaux.

Anotar que não se deve dizer "O" Lavaux, mas simplesmente Lavaux por questões etimológicas (de "la Vallée de Lutry").

A candidatura de Lavaux aparece na sequência de uma votação para salvar a região

RegiãoEditar

Virada a nascente,o Sol reflecte-se no lago Lemano e os muros de pedra concentram o calor. Com uma grande variedade de solos e micro-climas, a região produz uma rica variedade de vinhos.

Um percurso pedestre de 32 km partindo do museu Olímpico em Lausana até ao Castelo de Chillon permite descobrir as 8 zonas com Denominação de Origem Controlada (DOC) de Lavaux que são Lutry, Villette, Épesses, Calamin Grand Cru, Dézaley Grand Cru, Saint-Saphorin, Chardonne, Vevey-Montreux.

Ver também Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória